A Coalizão em Defesa do Jornalismo (CDJor) repudia com veemência a ação judicial contra O Joio e O Trigo, organização dedicada à investigação jornalística de temas relacionados a sistemas alimentares, e se preocupa com a instrumentalização do Judiciário para o cerceamento da liberdade de imprensa.
O processo se refere a uma reportagem sobre desmatamento e indústria da carne, publicada pelo Joio em janeiro deste ano. No dia 8 de agosto, o Tribunal de Justiça de Rondônia determinou que o veículo retirasse do ar a matéria. O juiz do caso também decidiu que o processo corra em segredo de Justiça, sem que se possa revelar os nomes dos envolvidos.
Em oito anos de atuação, essa é a primeira vez que o Joio é alvo de uma ação movida por pessoas mencionadas em uma reportagem – na qual foi garantida a oportunidade, a quem foi citado, de apresentar sua versão dos fatos antes da publicação.
A CDJor seguirá acompanhando o caso com atenção e confia que o Tribunal acolherá os recursos d’O Joio e o Trigo, garantindo o livre exercício do jornalismo.
Coalizão em Defesa do Jornalismo, 5 de setembro de 2025.