A Coalizão em Defesa do Jornalismo (CDJor) se solidariza com Pedro Nakamura, jornalista d’O Joio e o Trigo, agredido durante a cobertura da Conferência das Partes da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco, em Genebra, Suíça. O repórter foi hostilizado na segunda-feira, 17/11, ao relatar a presença no evento de organizações ligadas à produção de tabaco e seus representantes parlamentares. Mesmo sem credenciamento, o grupo tentou entrar na conferência, que não permite a presença de pessoas ligadas ao setor.
Os ataques vieram depois de Nakamura questionar os parlamentares da bancada e representantes do Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (SindiTabaco) sobre a presença não autorizada. Além de ofensas verbais, uma assessora de imprensa do SindiTabaco chegou a tentar desligar o gravador do jornalista.
A CDJor repudia os ataques ao jornalista e reafirma a importância da liberdade de imprensa na cobertura de um tema tão relevante para a sociedade. Não é a primeira vez que Nakamura é alvo de representantes do setor – isso também aconteceu em setembro deste ano, durante a feira Expointer, no Rio Grande do Sul, quando um parlamentar utilizou seu tempo de fala em um seminário promovido pela Associação Brasileira da Indústria do Fumo (Abifumo) para intimidar Pedro Nakamura e atacar o trabalho d’O Joio e o Trigo na cobertura do tema.