A COALIZÃO
QUEM SOMOS
NA MÍDIA
O QUE FAZEMOS
ATUAÇÃO
NOTAS E POSICIONAMENTOS
PUBLICAÇÕES
MONITORAMENTO
NOTÍCIAS
Instagram - Coalizão em defesa do jornalismo
X - Coalizão em defesa do jornalismo
Linkedin - Coalizão em defesa do jornalismo
Youtube - Coalizão em defesa do jornalismo
24.10.2025
Notas e posicionamentos

CDJor repudia ordem judicial contra O Antagonista

Compartilhar no Whatsapp
Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no Linkedin
CDJor repudia ordem judicial contra O Antagonista

A Coalizão em Defesa do Jornalismo  manifesta sua preocupação com a recente determinação judicial de remoção de uma reportagem publicada pelo portal O Antagonista em 6 de agosto de 2025.

A ordem, proferida em caráter liminar pelo 7º Juizado Especial Cível da Capital do Rio de Janeiro, impõe a retirada imediata do ar de uma matéria que abordou aspectos de uma decisão do juiz Rubens Roberto Rebello Casara, que considerou não haver elementos para determinar a prisão preventiva de pessoa acusada de furto, destacando seu histórico criminal e informações sobre o perfil do magistrado. Vídeos publicados nas redes sociais mostrariam o mesmo acusado envolvido em outro furto após ter sido solto.

Na ação, Casara alega que o acusado não teria 86 passagens pela polícia e sim 14, conforme nota publicada pelo Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, e informa não ser mais casado com a filósofa e escritora Márcia Tiburi, informação que constava na matéria d’O Antagonista.

Outra notícia sobre o assunto traz a informação do número de passagens pela polícia do acusado, dada em entrevista pelo delegado da 12ª Delegacia de Polícia do Rio de Janeiro.

A CDJor considera que a retirada forçada de conteúdo jornalístico, sobretudo em caráter liminar, sem que o veículo tenha sido ouvido, ameaça o livre exercício do jornalismo no país. Eventuais equívocos devem ser corrigidos pela via do direito de resposta, respeitando-se os procedimentos previstos em lei para tanto, como já decidido pelo STF em diversas oportunidades.

Coalizão em Defesa do Jornalismo, 24 de outubro de 2025.

VeJA TAMBéM
CDJor manifesta solidariedade a repórter d’O Joio e o Trigo, atacado por representantes do setor de tabaco
CDJor manifesta solidariedade a repórter d’O Joio e o Trigo, atacado por representantes do setor de tabaco
A Coalizão em Defesa do Jornalismo (CDJor) se solidariza com Pedro Nakamura, jornalista d’O Joio e o Trigo, agredido durante a cobertura da Conferência das Partes da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco, em Genebra, Suíça. O repórter foi hostilizado na segunda-feira, 17/11, ao relatar a presença no evento de organizações ligadas à produção de tabaco e seus representantes parlamentares. Mesmo sem credenciamento, o grupo tentou entrar na conferência, que não permite a presença de pessoas ligadas ao setor.
SAIBA MAIS
CDJor repudia ataques à imprensa em evento do governo do estado de Alagoas
CDJor repudia ataques à imprensa em evento do governo do estado de Alagoas
A Coalizão em Defesa do Jornalismo (CDJor) repudia veementemente as declarações do coronel da reserva do Exército Márcio Saldanha Walker, proferidas durante evento oficial da Secretaria de Segurança Pública de Alagoas, que associaram veículos de imprensa locais – Mídia Caeté, Extra Alagoas e G1 Alagoas – ao crime organizado.
SAIBA MAIS
CDJor manifesta apoio à jornalista Juliana Dal Piva
CDJor manifesta apoio à jornalista Juliana Dal Piva
A Coalizão em Defesa do Jornalismo manifesta seu apoio à jornalista Juliana Dal Piva e sua confiança que o Superior Tribunal de Justiça manterá a decisão tomada pelo Tribunal de Justiça de São Paulo no caso envolvendo o advogado Frederick Wassef, por entender que a mensagem enviada à jornalista continha um "tom intimidativo e com ameaça velada a possíveis consequências"
SAIBA MAIS
CDJor repudia ordens judiciais contra InfoAmazonia e Plural
CDJor repudia ordens judiciais contra InfoAmazonia e Plural
A Coalizão em Defesa do Jornalismo (CDJor) vem a público repudiar com veemência as recentes ações judiciais que resultaram na remoção de conteúdo jornalístico produzido pela InfoAmazonia e pelo Jornal Plural. A CDJor manifesta preocupação com a instrumentalização do Judiciário para o cerceamento da liberdade de imprensa e o risco contínuo que tais medidas representam à liberdade de expressão no Brasil.
SAIBA MAIS
VEJA MAIS