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Última semana da campanha eleitoral tem pico de agressões contra jornalistas e veículos de comunicação
Última semana da campanha eleitoral tem pico de agressões contra jornalistas e veículos de comunicação
Diminuição de conteúdos sobre eleição no segundo turno não representou menos violência
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X/Twitter volta à cena e Fortaleza vira epicentro de ataques online contra jornalistas
X/Twitter volta à cena e Fortaleza vira epicentro de ataques online contra jornalistas
Na semana de 14 a 20 de outubro, reta final do segundo turno, o monitoramento de ataques online contra a imprensa encontrou um total de 799 ofensas ao trabalho de jornalistas e meios de comunicação. Embora o número represente uma redução em relação ao registrado nas últimas semanas, duas tendências são destaque nesse período: o retorno do X/Twitter como principal plataforma de agressões a jornalistas e a inversão de centralidade dos ataques de São Paulo para Fortaleza.
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Período eleitoral expõe agressões à imprensa de apoiadores da extrema direita
Período eleitoral expõe agressões à imprensa de apoiadores da extrema direita
Com o avançar do período eleitoral e a sequência de debates, entrevistas e inserções dos candidatos nos meios de comunicação, têm se multiplicado também ataques aos jornalistas que protagonizam as mediações ou tecem análises sobre as candidaturas. O destaque desta semana são as agressões realizadas por apoiadores de Pablo Marçal (PRTB), candidato à Prefeitura de São Paulo.
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Monitoramento de ataques à imprensa no início do 2º turno confirma o TikTok como novo espaço de violência contra jornalistas e veículos
Monitoramento de ataques à imprensa no início do 2º turno confirma o TikTok como novo espaço de violência contra jornalistas e veículos
Embora com o fim do primeiro turno das eleições tenha diminuído o número de postagens sobre o contexto eleitoral, foi possível verificar que as práticas de ataques a jornalistas e veículos de comunicação utilizadas desde o início do período eleitoral se mantém. Foi o que mostrou o monitoramento de ataques on-line contra a imprensa realizado de 7 a 13 de outubro, nona semana de campanha. Neste período foram contabilizados 920 ataques nas plataformas monitoradas - X (antigo Twitter), Instagram e TikTok.
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1º turno da eleição registra 44 mil ataques à imprensa nas redes sociais
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Balanço de monitoramento feito pela Coalizão em Defesa do Jornalismo aponta TikTok como a rede mais nociva para jornalistas após bloqueio do X
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Bloqueio do X não altera padrão de ataques a jornalistas nas redes durante as eleições
Bloqueio do X não altera padrão de ataques a jornalistas nas redes durante as eleições
O segundo relatório de monitoramento de ataques on-line contra a Imprensa nas Eleições de 2024, que cobre a terceira semana de campanha eleitoral (29 de agosto a 4 de setembro), mostra uma alteração importante no volume de publicações ofensivas coletadas no período, devido à determinação pelo STF de suspensão do X em todo território nacional, concretizada no último dia 31. Nos dois dias de monitoramento antes do bloqueio, foram mapeados 3.702 posts ofensivos / ataques a jornalistas e meios de comunicação no X. Já no Instagram, foram 1.314 nos sete dias monitorados.
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Na reta final do 1º turno, disputa acirrada em SP resulta em ataques a jornalistas nas redes
Na reta final do 1º turno, disputa acirrada em SP resulta em ataques a jornalistas nas redes
O monitoramento das redes sociais na reta final do primeiro turno eleitoral e no dia da votação (6/10) comprovaram o que foi observado pela Coalizão em Defesa do Jornalismo, em parceria com o Labic, da Universidade Federal do Espírito Santo, ao longo da campanha: quando a disputa política se intensifica, os apoiadores dos candidatos respondem à cobertura feita pela imprensa com ataques e ofensas a jornalistas e meios de comunicação.
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Pela segunda semana seguida, TikTok concentra maior número de ataques à imprensa nas eleições
Pela segunda semana seguida, TikTok concentra maior número de ataques à imprensa nas eleições
O quinto relatório de monitoramento da Coalizão em Defesa do Jornalismo (CDJor) traz um dado alarmante sobre o contexto de violência contra jornalistas durante o período eleitoral brasileiro de 2024. Com a suspensão do X por decisão do STF desde 31 de agosto, os ataques contra jornalistas têm se intensificado em outras redes sociais. Os dados observados nesta semana mostram que o TikTok está se consolidando como um espaço caracterizado por ataques contra o jornalismo, confirmando a preocupação levantada no relatório passado.
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