A COALIZÃO
QUEM SOMOS
NA MÍDIA
O QUE FAZEMOS
ATUAÇÃO
NOTAS E POSICIONAMENTOS
PUBLICAÇÕES
MONITORAMENTO
NOTÍCIAS
Instagram - Coalizão em defesa do jornalismo
X - Coalizão em defesa do jornalismo
Linkedin - Coalizão em defesa do jornalismo
Youtube - Coalizão em defesa do jornalismo
19.12.2024
Notas e posicionamentos

Coalizão em Defesa do Jornalismo repudia o assédio judicial contra o comunicador Jailton Andrade

Compartilhar no Whatsapp
Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no Linkedin
Coalizão em Defesa do Jornalismo repudia o assédio judicial contra o comunicador Jailton Andrade

O comunicador Jailton Andrade figura como réu em ao menos 13 processos judiciais, cíveis e criminais, movidos por por Carlos Seabra Suarez, Isabela Silva Suarez, Georges Louis Hage Humbert, Marcia Cristina Telles de Araújo Lima e Instituto Brasileiro de Direito e Sustentabilidade, em virtude de suas manifestações, críticas e denúncias sobre questões relacionadas à grilagem de terra em Boipeba (uma ilha no Estado da Bahia) e à forma de ocupação do solo nesse contexto.

O ajuizamento de diversas ações judiciais contra o comunicador tem o claro intuito de inibir as suas manifestações sobre temas de inegável interesse público. Ao fim e ao cabo, representa uma forma velada e cruel de silenciamento, que impacta negativamente não só o jornalista, mas toda a sociedade, que tem violado o seu direito de acesso à informação.

Por essas razões, a Coalizão em Defesa do Jornalismo se solidariza com o comunicador Jailton Andrade e repudia o assédio judicial enfrentado por ele.

19 de dezembro de 2024

VeJA TAMBéM
CDJor repudia ordem judicial contra O Antagonista
CDJor repudia ordem judicial contra O Antagonista
A Coalizão em Defesa do Jornalismo manifesta sua preocupação com a recente determinação judicial de remoção de uma reportagem publicada pelo portal O Antagonista, e considera que a retirada forçada de conteúdo jornalístico, sobretudo em caráter liminar, sem que o veículo tenha sido ouvido, ameaça o livre exercício do jornalismo no país.
SAIBA MAIS
CDJor manifesta apoio à jornalista Juliana Dal Piva
CDJor manifesta apoio à jornalista Juliana Dal Piva
A Coalizão em Defesa do Jornalismo manifesta seu apoio à jornalista Juliana Dal Piva e sua confiança que o Superior Tribunal de Justiça manterá a decisão tomada pelo Tribunal de Justiça de São Paulo no caso envolvendo o advogado Frederick Wassef, por entender que a mensagem enviada à jornalista continha um "tom intimidativo e com ameaça velada a possíveis consequências"
SAIBA MAIS
CDJor repudia ordens judiciais contra InfoAmazonia e Plural
CDJor repudia ordens judiciais contra InfoAmazonia e Plural
A Coalizão em Defesa do Jornalismo (CDJor) vem a público repudiar com veemência as recentes ações judiciais que resultaram na remoção de conteúdo jornalístico produzido pela InfoAmazonia e pelo Jornal Plural. A CDJor manifesta preocupação com a instrumentalização do Judiciário para o cerceamento da liberdade de imprensa e o risco contínuo que tais medidas representam à liberdade de expressão no Brasil.
SAIBA MAIS
CDJor repudia ação judicial contra O Joio e O Trigo
CDJor repudia ação judicial contra O Joio e O Trigo
A Coalizão em Defesa do Jornalismo (CDJor) repudia com veemência a ação judicial contra O Joio e O Trigo, organização dedicada à investigação jornalística de temas relacionados a sistemas alimentares, e se preocupa com a instrumentalização do Judiciário para o cerceamento da liberdade de imprensa. 
SAIBA MAIS
VEJA MAIS